Tókio - A empresa operadora da usina nuclear de Fukushima, destruída por um terremoto e um tsunami em 2011, concluiu na quinta-feira a remoção das primeiras barras de combustível que estavam em um tanque de resfriamento de um reator danificado, numa rara boa notícia nos esforços para o controle do local.
As 22 barras sem uso, contendo cada uma 50 a 70 bastões de combustível, foram transferidas em um trailer para um tanque mais seguro, após uma operação de quatro dias, disse a empresa Tepco em nota.
A Tepco ainda terá de retirar outras 1.500 barras, quebradiças e potencialmente danificadas, do instável reator número 4. Essa operação é parte das primeiras etapas do processo de desmontagem da usina. A empresa prevê que a remoção dos bastões levará um ano, mas alguns especialistas acham esse prazo otimista demais.
Seja como for, trata-se de uma operação urgente. Os bastões estão armazenados a 18 metros de altura, num edifício que foi danificado após a catástrofe e corre o risco de desabar em caso de novo terremoto.
A retirada das barras de combustível é vista como um teste para a capacidade da Tepco de desmontar a usina -- uma tarefa que pode custar dezenas de bilhões de dólares e levar décadas.
A retirada foi realizada embaixo d'água. Se as cápsulas fossem expostas ao ar ou se quebrassem, enormes quantidades de gases radioativos poderiam ser liberadas na atmosfera. Cada peça pesa cerca de 300 quilos e tem 4,5 metros de comprimento.
A Tepco iniciou a operação na segunda-feira, usando um guindaste para puxar lentamente as cápsulas para fora das prateleiras submersas, e em seguida colocando-as num pesado recipiente cilíndrico, concebido para blindar os operários da radiação durante a operação.
A estrutura foi transportada para um edifício que abriga o tanque comum da usina, o qual não foi danificado no acidente de 2011, segundo a Tepco.
A empresa disse que vai avaliar o processo desta semana antes de remover uma nova leva.
A retirada do combustível usado dos outros reatores da usina, onde os níveis de radiação são muito superiores por causa das fusões no núcleo, será algo ainda mais desafiador.
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O recipiente cilíndrico com 22 barras de combustível é movido em um trailer para outro edifício onde há um tanque comum da usina nuclear de Fukushima
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