Mochi

Bem pessoal, hoje estarei abordando o tema ¨Mochi¨.
Na culinária japonesa, mochi ou mais comumente no Brasil, moti (em japonês: 餅; em chinês: 麻糬), é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. Embora seja consumido durante o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.

                                    Sova de mochi em gral (usu), método tradicional.(foto acima) 
Durante as festas de Ano Novo, que no Japão duram vários dias, promove-se em todo o Japão o festival do Mochitsuki em que o mochi é preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.
Nesta época, muitas empresas fecham suas portas a partir do dia 28 ou 29 de dezembro, acompanhando o costume japonês de celebrar o Ano Novo em clima de festa pelo menos até o terceiro dia do Ano Novo.


                                                       Sova de mochi método Industrial..

O Mochi é consumido em todo o país, em diversas formas...



Mochi em Sorvete


Itchigo mochi (mochi de morango), esse é muito bom! É recheado com um morango dentro... Este eu recomendo!


Há uma variedade de mochis de vários sabores, também oferecidos pelas confeitarias mais requintadas. Um Mochi como este custa  a 250 Ienes cada, onde equivale a  R$6,07.


     Sakura mochi (mochi de flor de cerejeira), sabor levemente delicado e saboroso.


Tradicional mochi,podendo ser assado como na foto ou frito. Para saborear junto ao shoyu e açucar, como os nikkeys no Brasil, saboreiam. Ou junto ao shoyu especialmente feito para mochi, como no Japão. Muito bom.




Kirimochi (mochi industrializado)

Este mochi, em especial tem uma historia engraçada. Há 11 anos atrás quando cheguei no Japão, pela primeira vez, num país estranho e diferente, tive que me acostumar com um choque cultural...

Então tivemos q ir ao mercado pela primeira vez, na época quem levava nos no mercado era uma empreiteira, e só tinhamos 20minutos para fazer uma compra. Eu pensei: E agora?
Passava pelo corredores sem entender nada , pois não sabia ler na época, uma palavra sequer.
E  estava à procura de ítens básicos à sobrevivência. Passando por um corredor, avistei um quadradinho branco, que se parecia muito como sabão de côco, do Brasil, entao achei este deve ser o sabonete daqui, como não tinha visto nada parecido com sabonete, então vai este mesmo!
Passado a euforia, de fazer compras num estalar de dedos, antes q o onibus da empreiteira nos deixasse para trás, entrei apressada, no ônibus, rumo a meu futuro apato (apartamento), na verdade era uma kitinete minuscula.
Bem então fui experimentar o sabonete do Japão!
Pensei: Que emoção!! vou tomar banho pela primeira vez aqui na terra do  tio San, rsss, e com meu sabonete novo! :D  uhuuuu
E durante o banho..., nada do bicho fazer espuma, nem dissolver . Pensei:? mas o que acontece com este sabonete??
Ok, acabei de tomar banho sem espuma, mesmo . Sai , e me encontrei com alguns vizinhos do condominio.. e comentei sobre o Talll  sabonete.... e mostrei.
A vizinha me disse: Ahhhh isso não é sabonete não!!  Isso ai é Mochi!!
Conclusão: Fui a piada do condominio, rssss
Quando que eu ia imaginar um mochi  daquele jeito. Pra mim parecia mais um sabão de Côco! Rsss








Share on Google Plus

About say meguro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

}); //]]>