マンホールカバー Man hoorukaba

Bem hoje esterei abordando uma curiosidade, muito interessante. Até para aqueles que não costumam olhar por onde caminham ...

Isso mesmo, estou falando dos conhecidos bueiros! No japão conhecidos como  マンホールカバー
*Man hoorukaba.
 O sitema de esgoto japonês já apresentava algumas delas com desenhos especiais, mais nada tão belo ou que chamasse atenção.
Na década de 1960 que um alto funcionário do Ministério da Construção chamado Yasutake Kameda começou com este movimento. Na época cerca de 60% das casas no Japão estavam ligadas ao sistema municipal de esgoto. Para que o público aceitasse esse depreciado e caro serviço, Kameda tornou mais bonita a única parte que o público via todos os dias.


> Man hoorukaba, antiderrapante mesmo quando molhado na chuva. (Em torno do centro da cidade da cidade de Nara-ken)

Normalmente, esta tamapa de bueiro custa cerca de 60.000 ienes (por volta de 1.250,00 reais) -tampa e do assento, será cerca de 250.000 ienes.(cerca de 5.312,00 reais)
O revestimento de resina, tem como  finalidade,  medidas de segurança ,pode ser feita em ao redor de ¥ 10.000 ( cerca de 215,00 reais). Deve ser a um custo  somente para o propósito  desta paisagem, o que não vêm a ser barato, porque engloba tais como custo demedidas para segurança.



Man hoorukaba de Osaka, quando estive a passeio.

 
Man hoorukaba de Tokyo

 


         Atualmente a maioria dos municípios japoneses tem tampas  com design próprio.




Man hoorukaba de Hakodate osui.


O design e a criatividade estao sempre presentes, tanto no meio urbano, quanto no rural...
Muito legal neh essas tampas de bueiros..  espero que tenham gostado... :)




Share on Google Plus

About say meguro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

}); //]]>