Karē raisu | Curry | カレーライス

Curry Rice [カレーライス], pronunciado como Karē Raisu pelos japoneses, não é exatamente um prato de origem japonesa, mas faz muito sucesso entre os japoneses desde a Era Meiji.

Curry, derivado de “Kira”, uma palavra do tamil (língua falada no sul da Ásia) tem origem indiana e é uma especiaria composta por vários ingredientes, como gengibre, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cravo, erva-doce, cúrcuma, coentro em grãos, entre outros. Atualmente o termo é utilizado amplamente pelos países do ocidente, referindo-se a qualquer prato com base de molhos e apimentados da culinária do sul ou sudeste asiático. Esta gerneralização se deve ao período de colonização da Índia pelos britânicos.

No século XVIII, através da colonização, os britânicos levaram para o seu país o curry da Índia. Mas só no século XIX  foi criado o pó de curry, menos apimentado que o original indiano e incrementado de farinha de trigo para dar cremosidade ao prato.

Na Era Meiji o curry chegou ao Japão, trazido por britânicos que se instalaram em Yokohama, na época da abertura dos portos para o ocidente. Logo, o curry, adaptando-se ao paladar japonês, tornou-se um pouco mais apimentado que a versão britânica. Como na época eram caros o condimento importado e a carne, a proporção de arroz no prato era maior que os demais ingredientes, surgindo assim o prato chamado Raisu Karē (Rice Curry).

Após a 2ª Guerra Mundial, com a popularização do prato e a prosperidade econômica, ocorreu a inversão da proporção de arroz e de curry, menos e mais, respectivamente, passando a ser chamado de Karë Raisu (Curry Rice).

Atualmente o curry é vendido em forma de cubos de caldos, prontos para serem dissolvidos, possuindo graus variados de apimentação, indo desde 1 (adocicado) [甘口] a 5 (muito apimentado) [辛口].

Apesar de ser originário da Índia e criado na Inglaterra, curry rice é um prato adaptado e específico dos japoneses.





Share on Google Plus

About say meguro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

}); //]]>