Há um enorme sucesso no mundo dos jogos japoneses. A estrela? Um pouco de cogumelo marrom chamado de nameko. É apresentado em uma trilogia de jogos de smartphone chamado "kit Nameko Saibai. WSJ Daisuke Wakabayashi relata.
TOKYO-Na culinária hierarquia de cogumelos japoneses, a nameko, um, castanho-claro gelatinoso, variedade tack-size para o Joe comum, não carrega a versatilidade de carne de shiitake ou o fascínio de alto preço da sazonal e matsutake perfumado.
confira o video
https://www.youtube.com/watch?v=cM4_sBIN42s&list=PLnyJbbQQlJCoZ0GQs12VhuHwILpmYncwO
Mas no mundo dos smartphones, este cogumelo, muitas vezes viscoso encontrado em sopas miso e soba noodles-se uma estrela de videogame improvável. A trilogia de jogos, intitulado "Nameko Saibai Kit", ou "o kit para o cultivo nameko", é um dos jogos de smartphone mais popular desde a sua estréia junho 2011 com 32 milhões de downloads.Isso fica muito aquém dos níveis de Angry Birds de mais de um bilhão de downloads, mas é cerca de duas vezes o nível de sua concorrente japonesa mais próxima.
O jogo soa banal, mas é viciante simples. O objetivo é crescer e coletar diferentes (e fictícias) variedades de nameko. Com um golpe dos cogumelos tela, mais feito-colheita permite aos usuários atualizar os equipamentos de cultivo virtual, como lâmpadas de calor e umidificadores. Melhores resultados de equipamentos em tipos mais raros de nameko, como os fungos Kebab (chamado assim por causa de sua forma espeto-ready) e sem tampa (sem tampa, apenas tronco).
Um evento recente em uma loja de brinquedos de Tóquio contou com o personagem fungos principal de um jogo de smartphone popular japonês sobre cogumelos colheita. Mayumi Negishi / The Wall Street Journal
O jogo brotando popularidade é o mais recente exemplo da preocupação do Japão com o cogumelo, ou kinoko em japonês. Agência florestal do país chama de cogumelos "uma bênção da floresta", enquanto supermercados mesmo corriqueiras rotineiramente vender uma dúzia de diferentes variedades de cogumelos. Certos tipos de matsutake fresco, cogumelos ou pinheiros, vender para tanto quanto $ 800 por quilo, no Japão, e um dos mais populares do Japão lanches Kinokonoyama (montanha cogumelo) -é um biscoito em forma de cogumelo com uma tampa de chocolate.
"No Japão, mesmo kindergartners pode nomear vários tipos de cogumelos. O fato de que todo mundo está tão familiarizado com cogumelos podem contribuir para a sua popularidade", disse Ban Yuto, que ajuda a promover o jogo nameko para desenvolvedor de software Beeworks.
Muito antes de o jogo nameko, personagem de videogame mais famosa do Japão, Mario, comeu cogumelos a crescer, manuseados seu negócio no Mushroom Mundo e refrigerados com seu cogumelo-cap vestindo amigo Toad curto para Toadstool. Shigeru Miyamoto, Nintendo lendário designer de jogos é conhecido por criar "Super Mario Bros.", disse ele ama não apenas comer cogumelos, mas goza de como eles muitas vezes aparecem nas histórias "estranhas ou esquisitas".
Os produtos para venda em um evento recente em uma loja de brinquedos de Tóquio.
Mayumi Negishi / The Wall Street Journal
Takashi Murakami, um artista japonês contemporâneo conhecido por suas colaborações com bolsa Louis Vuitton caros, muitas vezes retrata cogumelos em suas pinturas e esculturas. Mesmo em marketing corporativo, do Japão maior operadora móvel NTT DoCoMo Inc. utiliza uma família de cogumelos desenhos animados para promover seus planos de dados da família.
Por causa do terreno montanhoso do Japão, os japoneses estão em proximidade com muitas variedades de literalmente como "filho de árvore" -e manter um profundo afeto por eles traduzidos-kinoko, diz o designer Web Kinoko Toyoda, um pseudônimo que ela usa em um blog, ela escreve sobre cogumelos em arte e moda.
Todos os meses, a Sra Toyoda hospeda "noites kinoko" -um evento que atrai cerca de 100 pessoas para expor obras de arte que retratam cogumelos ou mostrar bens cogumelos incomuns, tais como a sua própria posse valorizada: uma vela aroma que exala o perfume de uma cogumelo morel.
"A aceitação de Nameko como um personagem do jogo é porque os japoneses são um povo amante de cogumelos", disse Toyoda, que celebrou seu casamento com bolo em forma de cogumelo e acrescentou cogumelos para seus arranjos de flores.
O jogo nameko popularidade foi em grande parte acaso. Beeworks criou o amorfo, fungos bucktoothed com uma haste curta e os braços e as pernas finas como um personagem secundário em "Detective Touch," um jogo de 2006 para o Nintendo DS.No jogo, um jovem detetive menina mantém o cogumelo como animal de estimação enquanto resolvendo mistérios.
Quando Beeworks decidiu fazer "Detective toque" em um jogo do iPhone, ele decidiu promover o título com um aplicativo simples e gratuito que caracteriza o caráter fungos.Em três semanas, a empresa criou o "Kit Nameko Saibai." Quase instantaneamente, o jogo foi um sucesso, e seu personagem principal se tornou uma sensação multimídia.

Nameko
A canção nameko  que começa com a cogumelos em forma de bulbo dança sob o que parece ser Starry Night-tem sido visto no YouTube mais de 10 milhões de vezes de Vincent Van Gogh em menos de um ano. Um vídeo promocional para o jogo rachado top 10 vídeos mais assistidos do YouTube no Japão em 2012. Uma enciclopédia ilustrada das diferentes personagens-de nameko que existem mais de 200 foi segundo livro mais vendido do Japão na última semana de abril, fuga mais recente romance de apenas aclamado autor Haruki Murakami.
cogumelos
A popularidade do jogo se espalhou para além do Japão, com uma sequência em Taiwan, Coréia e Hong Kong.
Beeworks lançou uma blitz nameko de merchandising que abrange 1.400 itens, como uma bicicleta movida a bateria emblazed com nameko, uma estatueta de fungos vestindo uma roupa de sumo, e com sabor de cola nameko doces.
Em um fim de semana recente, o sexto andar de um grande loja de brinquedos em Tóquio recebeu uma reforma nameko como parte de uma promoção de um mês. O chão estava coberto com papel de parede com cogumelos, enquanto a música nameko jogado em loop contínuo. Shoppers tirou fotos na frente de um nameko plástico, olhando sobre as centenas de produtos nameko. "Eles são tão bonito! Eu os amo", disse Megumi Shinohara, 16, segurando um conjunto carta, arquivos de plástico e uma caixa de almoço com uma variedade de cogumelo .
A popularidade do jogo e seus personagens é intrigante para alguns.Noboru Takayama, um fazendeiro nameko do oeste do Japão, disse que cresce os cogumelos viscosas durante todo o ano e fiquei surpreso que tal jogo existiu. Mais de 10 anos atrás, o Sr. Takayama começou a vender um kit de colheita nameko real que vem com um pote decorado com logos- em forma de coração "para atender às garotas", diz ele, por cerca de 3 dólares.
"Eu vou ser feliz se o jogo pode influenciar as vendas dos nossos kits", disse Takayama. "Mas jogar um jogo é diferente do crescimento nameko real."
Share on Google Plus

About Say me

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.