POCKY – ポッキ palitinho japones

Pocky é uma guloseima japonesa produzida por Ezaki Glico.
Foi primeiramente vendido em 1966 e consiste em biscoitos de palito revestidos de chocolate.
O nome “Pocky” vem da onomatopeia japonesa “pokkin” que corresponde ao som que lanches crocantes, tipo o Pocky, fazem quando são mordidos.


Existe diversos animes que possui cenas com Pocky. Como por exemplo: Lovely Complex, Inu x Boku, Mahou Shoujo Madoka Magica, Onegai Teacher, Onegai Twins, Ga-rei Zero, Lucky Star, Magikano, Full Metal Panic, Venus Versus Virus, Rozen Maiden, Get Backers, Midori no Hibi, …
Sabores e variações
Originalmente ele foi coberto em chocolate sendo um sucesso instantâneo entre os adolescentes do país.
O sabor original foi sucedido pelo revestido por amêndoas, em 1971, e por morango, em 1977.
Atualmente, a linha do produto inclui:
• Os clássicos: chocolate, morango e amêndoa
• sabores de determinada época como: mel (primavera), kiwi (verão)
• sabores regionais como: uva (Nagano), melão (Hokkaido), tangerina (região de Kyuushu), pó de chá de feijão azuki (Kyoto), vinho de Kobe (Kobe), fusão de 5 tipos de grãos (Goka).
• Banana, café, caramelo, chá de leite, Daim bar (vendido no Reino Unido), leite, café com leite, creme de queijo, grão, batata doce, coco, crocantes pedaços de biscoitos de chocolate, abacaxi, avelã, gergelim preto, chá verde, chocolate coberto com coco, amêndoa confeitada, pedaços de Blueberry, amêndoa moída, abóbora, pudim brasileiro.
• Especiais variações incluem a “Decorer Pocky” (com linhas decorativas e bem coloridas em seu revestimento), “Men’s Pocky” (um chocolate amargo escuro e sob uma versão ‘madura’) e “Musse de Pocky” (que é mais grosso e mais cremoso, no entanto a caixa costuma vir com menos unidades)
• ‘Pocky de sobremesa’ em que há uma cobertura generosa de creme de leite. Os sabores incluem: chocolate duplo, tiramisu (sobremesa italiana), banana com chocolate, castanha, morango e laranja.
• ‘Minha Caloria Pocky’ em que há ¼ a menos de calorias comparado ao Pocky normal.
• Pocky G (vendido com o slogan: duro e rico)
• Pocky Gigante (caixa e grossura maiores)
• Reverse Pocky (biscoito do lado de fora e o recheio no meio)
• Brinde chamando Pocky (cada palito contêm um ‘brinde’)
• Bolo de Pocky (um bolo semelhante a um palito de Pocky e que contêm: creme de chocolate, casca de laranja e uma massa de bolo italiano.
Um produto relacionado é o Pretz que é uma versão sem contorno do Pocky em que há sabores como: tomate, pizza, salada, pão francês.


Ao redor do mundo
Na Europa o Pocky foi renomeado como: Mikado. Na Malásia ele foi renomeado como: Rocky. Nos demais países é possível adquirí-lo apenas em mercearias de produtos asiáticos.
A marca tem uma presença significante nos países do leste asiático como a China e Coréia do Sul.
Na Coréia do Sul, inclusive, há um produto similar conhecido como Pepero que é fabricado pela Confeitaria Lotte desde 1983 e não uma renomeação do Pocky.
Pepero é vendido em 10 diferentes sabores: regular (chocolate), morango, amêndoa com chocolate, chocolate no centro, cacau, queijo de limão, macio, queijo e “Mulher de branco” e “Homem de preto” que são marcas elegantes do Pepero. Ambos tem pedaços de biscoitos de chocolate espalhados por toda a porção imersa em chocolate.
O palito tem inclusive uma música: Pepero song
Há um dia na Coréia do Sul em que comemora-se o ‘Dia do Pepero’ de maneira similar ao ‘Dia dos namorados’. É comemorado no dia 11/11 porque a data se assemelha a 4 palitos de pepero paralelamente. A Lotte nega ter começado tal feriado, mas afirma que notou um aumento das vendas nesta data e então resolveu incentivar o feriado com promoções. Uma alternativa a este feriado proposto por professores coreanos para evitar a obesidade é o ‘Dia do Garaetteok’, que são rolinhos/palitos de bolo de arroz da Coréia.
Segundo um artigo do site Korea Joongang Daily, há uma história de que o feriado começou em 1994 por garotas colegiais da cidade de Busan onde elas trocaram entre si palitos de Pepero como forma de desejar que elas se tornassem altas e magras assim como os palitos…
Notando a popularidade do “Pepero Day” e querendo lucrar com o seu produto também em um feriado, a Glico decide que no Japão terá um “Pocky Day” na mesma data da sua versão cópia coreana. A Glico diz que a data “11/11 do 11º dia da Era Heisei” se assemelha a 6 palitos de pocky e desde este ano, 1999, tem se comemorado tal dia. No entanto, tal dia não chegou a ser tão popular quanto à sua versão coreana. Mas mesmo assim, a Glico ainda consegue lucrar com ele graças aos seus anúncios relacionados.



Share on Google Plus

About say meguro

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

}); //]]>