Congestionamento de final de ano

Começou dia 27 o congestionamento de início de feriado de final de ano




 Os aeroportos de Narita (Chiba) e Haneda (Tokyo) registram pico nos voos internacionais. Estima-se que 48 mil pessoas devem partir do Aeroporto de Narita e 19.900 de Haneda apenas hoje. O pico do retorno será no dia 4 de janeiro.
Já no Aeroporto de Kansai (Osaka), 25.200 pessoas partiram hoje nos voos internacionais. O pico será no dia 28.

Plataforma do trem-bala na estação Tokyo na manhã do dia 27. Assentos reservados estão lotados até o dia 31. Foto: Sankei
Quem for utilizar os serviços de trem-bala deve se preparar para os congestionamentos. O serviço Nozomi da linha Tokaido Shinkansen está com todos os assentos reservados até a manhã do dia 31. Nos vagões com assentos livres, os passageiros correm o risco de fazer a viagem em pé. O pico do retorno será entre os dias 3 e 4 de janeiro.
Já nas estradas não há previsão de grandes congestionamentos hoje. Por volta das 9h30 foi registrado um engarrafamento de 6 km perto do ponto de ônibus Nishiyama (Mie) na rodovia Higashi-meihan e 5 km perto do ponto de ônibus Ayase (Kanagawa) na rodovia Tomei. O pico deve ser nos dias 2 e 3 de janeiro.

Como se diz em japonês?
  • Final de ano: nenmatsu (年末)
  • Início de ano: nenshi (年始)
  • Congestionamento de retorno à terra natal: kisei rush (帰省ラッシュ)

Share on Google Plus

About Say me

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.