Japão - Monte Tarumae pode entrar em erupção

O Monte Tarumae (1.041 metros) localizado na divisa entre as cidades de Tomakomai e Chitose está sendo supervisionado por geólogos

Monte Tarumae, iluminada pela Lua, expele fumaça. Foto tirada no dia 29 de outubro (Jornal Mainichi)
Membros do Comitê de Prevenção a Erupções confirmaram a presença de gás vulcânico na boca do Monte Tarumae. Uma sonda colocada no interior indica que a temperatura passa de 500 graus centígrados em alguns locais. “Significa que o magma está subindo”, explicaram os membros da estação de meteorologia de Muroran (Hokkaido) em uma inspeção recente.
O Monte Tarumae ficou ativo pela primeira vez há 9 mil anos. A erupção mais recente foi registrada em 1981. O nível de alerta atual está em “1” mas o acesso à boca do vulcão está proibido devido aos riscos de gases venenosos.
As inspeções são realizadas duas vezes ao ano. Da última vez, em outubro, participam cerca de 100 pessoas, incluindo especialistas locais, policiais e bombeiros.
Caminho para o Monte Tarumae. Foto: http://jaja.my.coocan.jp/
A cidade mais próxima da montanha é Tomakomai, distante 18 quilômetros. O Aeroporto de Chitose fica a 25 quilômetros.
Na erupção de 1739 as cinzas acumularam cerca de 1 metro na região onde fica o aeroporto. Dependendo da intensidade da erupção, toda a ilha de Hokkaido pode ser afetada.



Como se diz em japonês?
  • Erupção: funka (噴火)
  • Gás vulcânico: kazansei gas (火山性ガス)
  • Temperatura: ondo (温度)

Share on Google Plus

About Say me

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.