Escada rolante: esquerda ou direita?

As regiões Kansai e Kanto têm costumes diferentes. Isso se aplica na hora de pegar a escada rolante também


Escada rolante em frente à estação de Osaka. O costume é permanecer do lado direito. Foto: Sankei

No Japão é normal as pessoas deixarem um lado da escada rolante aberto para aqueles que têm pressa passarem andando. Só que o local certo para ficar em pé é diferente para cada região.

Se você estiver em Tokyo, não hesite em ficar do lado esquerdo. Já na região Kansai é o contrário. Você deve permanecer do lado direito. A esquerda fica liberada para quem tem pressa.

Não é que esteja escrito em algum lugar. Simplesmente é um costume local e todos respeitam.

Mas não é raro ver algumas pessoas pegando o lugar errado. Por exemplo, alguém de Osaka que visita Tokyo pode ficar parado do lado direito da escada rolante por engano, interropendo o fluxo e causando certa irritação em quem está com pressa.

Existem muitas explicações para tentar entender porque em Kansai as pessoas ficam do lado direito. Mas um dos principais motivos seria uma regra estabelecida pela companhia ferroviária Hankyu Dentetsu durante a realização do evento Osaka Banpaku em 1970.

Os moradores de Kansai dizem que quase todas as regras internacionais de trânsito têm como base o lado direito, de forma que seria o mais correto.

Cartazes na estação de metrô Sakae em Nagoya pedem para que as pessoas não caminhem na escada rolante. Foto: Chunichi

Você sabia?
O Departamento de Trânsito de Nagoya (Aichi) chegou a pedir à população que não caminhe nas escadas rolantes, devido ao perigo de provocar acidentes (tanto na direita como na esquerda). A medida, adotada em 2004, tem como objetivo proteger idosos e crianças e preservar a segurança.


Via:Silviak

Share on Google Plus

About Say me

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.